Conheça nossos projetos 

Comunidades Vivas

O Projeto Comunidades Vivas visa a autonomia das famílias do campo e sua qualidade de vida, promovendo a geração de renda, segurança alimentar, preservação ambiental e dignidade das famílias através da implantação de tecnologias sociais (biodigestor e bioágua).  Este projeto promove a garantia dos direitos de seus beneficiários, são realizadas capacitações (convivência com o semiárido, agroecologia, educação ambiental, gênero e geração) e espaços para comercialização dos produtos produzidos através de feirinhas agroecológicas. Todas as famílias recebem acompanhamento social (Assistente Social), produtivo e ambiental, para que assim, as famílias tenham condições de manter as tecnologias funcionando. 

Como funciona o Biodigestor?

Biodigestor utiliza o esterco dos animais da propriedade rural para a produção do gás metano, transformando- o em um biogás capaz de substituir o gás de cozinha, economizando assim na compra de gás butano. O Biogás é um gás sustentável, pois aproveita o esterco que é produzido na própria fazenda para sua produção. É um fertilizante natural que contribui para a diminuição do consumo de gás butano que é um gás derivado do petróleo. Vale lembrar que o metano  além de ser uma fonte de energia renovável e limpa é um dos gases que mais contribuem com o efeito estufa, ao ser queimado ele se transforma em dióxido de carbono, um componente mais fácil de ser sequestrado da atmosfera e que possui um potencial de aquecimento global 20 vezes menor, diminuindo assim os gases geradores do efeito estufa. Além do mais, seu uso diminui o consumo de combustíveis fósseis (gás butano).

A utilização do biogás faz com que as famílias gastem cada vez menos com o consumo de gás de cozinha, além de fornecer matéria prima que pode ser utilizada em plantações ou ser comercializada, seu uso também permite que a família possa ter uma fonte de renda com preparo de produtos culinários. 

Outras possibilidades estão sendo desenvolvidas, à medida que pesquisamos mais sobre o biogás. O Instituto Brotar está desenvolvendo novas formas de utilizar o Biogás (envase, comercialização, combustível, dentre outras possibilidades) em parceria com os próprios beneficiários.

Como funciona a Bioágua?

O sistema de Bioágua é uma tecnologia social de convivência com o semiárido  e foi desenvolvida para potencializar a agricultura familiar que tem como objetivo a produção de alimentos agroecológicos através do uso de águas cinzas . A Bioágua dá uma destinação social e ambientalmente correta à água normalmente descartada no solo após o uso nas residências (lavagem de roupas, pratos, banho, pias, etc). As águas cinzas domésticas  passam por um processo de filtragem onde ela é bombeada para a caixa d’água e desce por gravidade direcionando-a para um quintal produtivo para a irrigação de hortaliças, frutas e plantas medicinais. Também produz húmus e minhoca californiana que além de ser utilizados no quintal produtivo também podem ser comercializados. 

Com isso permite que pequenos agricultores, que contam com a chuva para o plantio durante poucos meses do ano, possam ter um cultivo diversificado e permanente. Desta forma a água que seria desperdiçada é limpa e reutilizada na irrigação do plantio, diminuindo o desperdício e aumentando a produção de oxigênio, além de produzir alimento de forma orgânica e livre de agrotóxicos. Os beneficiários também passam a ajudar famílias vizinhas, demonstrando o funcionamento das tecnologias, ensinando o uso e a convivência sustentável com o semiárido, promovendo o vínculo comunitário. 

O contexto extremamente sujeito à mudança climática e a escassez da água  colocam a população em um forte quadro de exclusão social. Para que este quadro de exclusão possa ser reduzido, se torna fundamental o acesso permanente à água e assistência técnica para que assim se possa garantir alimentos diversificados para a subsistência e renda,  permitindo que os agricultores possam viver de maneira sustentável tornando-se menos dependentes dos fenômenos climáticos e dos subsídios governamentais. 

O projeto dispõe de equipe que acompanha as famílias com enfoque na garantia de direitos:

  + 200 beneficiários 

  • Apoio da Fundação Interamericana – IAF 
  • SDA-Agropolos e IVC

Programa de Reuso de Água Cinzas nas Escolas – PRAE

A água é um recurso natural e de extrema importância para os seres vivos, contudo, trata-se de um bem esgotável. O reúso de águas cinzas é uma das alternativas sustentáveis que contribui para o uso racional da água. O Programa de Reuso de Águas Cinzas Escolares é um projeto de reaproveitamento da água utilizada no dia a dia de unidades escolares para o cultivo de hortas agroecológicas e educação ambiental. 

As instituições de ensino são locais com grande potencial para o reúso de águas, dado o volume significativo de consumo diário. As águas cinzas são definidas como águas residuais oriundas de chuveiros, banheiras, lavatórios, tanques e máquinas de lavar, que possuem uma baixa concentração de poluentes. A água que seria descartada após o uso, passa por um processo de limpeza (sistema de filtro biológico), é encaminhada para um sistema de irrigação de horta agroecológica, os alimentos que são produzidos nessa horta são utilizados na merenda escolar.

O PRAE também tem por objetivo divulgar a agroecologia, sustentabilidade e convivência com o semiárido, promovendo capacitações com os professores sobre essa temática. Uma vez capacitados, esses educadores poderão ensinar, de forma interativa, as crianças a conviverem com essa tecnologia, divulgando formas sustentáveis de vivência com o bioma nordestino. 

Como por exemplo:

  • Educação ambiental e difusão da tecnologia na comunidade escolar; 
  • Construção de 21 tecnologias de Reuso de Águas Cinzas; 
  • Capacitações de 360 professores e 3.788 alunos sobre educação ambiental, convivência com semiárido e produção de alimentos livres de agrotóxicos; 
  • Acompanhamento Técnico no manejo e produção; 
  • Produção de livreto de divulgação do programa; 
  • Apoio da Prefeitura de Morada Nova – CE. 

Projetos Ativa Tabuleiro e Ativa Alto Santo

O Instituto Brotar se preocupa com a saúde, lazer e bem estar da população. O foco de nossos projetos é na infância e juventude, desenvolvemos atividades esportivas como xadrez, vôlei, futebol, futsal, boxe e capoeira, além de ginástica para adultos, beneficiando assim um total de 500 pessoas. As modalidades oferecidas são voltadas para pessoas com idades entre 07 e 17 anos e a ginástica é aberta para o público em geral. Para participar, os jovens em idade escolar devem estar devidamente matriculados em qualquer instituição de ensino.

Como participar?

Para realizar a matrícula, os interessados devem procurar os professores responsáveis pela modalidade desejada ou se dirigir à sede do Instituto Brotar portando os documentos necessários para realização da matrícula que são: RG, CPF da mãe, pai ou responsável e declaração de matrícula (caso seja menor de idade). Para participar da ginástica basta o interessado se juntar à prática livremente, sempre respeitando a capacidade máxima do local e considerando o distanciamento social e as particularidades de prevenção ao COVID-19. 

Os projetos Ativa Tabuleiro e Ativa Alto Santo são uma iniciativa do Instituto Brotar por meio da Secretaria do Estado de Esporte e Juventude, aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Ambos são patrocinados pela Enel e recebem apoio das prefeituras de Tabuleiro do Norte e Alto Santo, respectivamente.

Projeto Brotando Feiras

Brotando Feiras é um projeto que promove e estimula o consumo de bens e serviços produzidos pelos grupos da agricultura familiar através de feiras agroecológicas. Seu principal objetivo é beneficiar diretamente os grupos produtivos e os consumidores, proporcionando assim o fortalecimento na fase da comercialização através dos princípios da economia solidária, tendo em vista a capacidade que possuem estes grupos em gerar trabalho, renda e ao mesmo tempo garantir que os consumidores consumam produtos sem agrotóxicos, originados da produção agroecológica.

Estes eventos possibilitam e viabilizam uma nova dinâmica para o desenvolvimento econômico, social e contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *