Conheça a história do Brotar

Nossos projetos vão além da parte agroecológica, visando também trazer qualidade de vida e dignidade para as comunidades do campo e dos pequenos núcleos urbanos no Nordeste do Brasil.

Visita Suinocultores-67

Sobre Nós

No ano de 2008, nasceu o Instituto de Desenvolvimento e Formação Cidadã, que renasceu como Instituto Brotar em 2017. Com a mudança na gestão, também mudamos o nosso foco: Diante dos desafios do Semiárido Cearense, um grupo de ativistas comunitários se juntaram com a finalidade de transformar vidas e preservar o meio ambiente, trazendo um olhar para as famílias do campo, desenvolvendo ações de inclusão produtiva, orientações técnicas para o melhor aproveitamento do solo, combatendo o uso indiscriminado de agrotóxicos, garantindo segurança alimentar e fortalecimento de vínculos comunitários, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Somos uma ONG Certificada

Em 2021 fomos selecionados dentre 10 ONGs no Brasil para receber o treinamento do projeto BTG SOMA. Em 2022 recebemos o selo BTG SOMA 2022.

Nosso Desafio

Boa parte da população da região é rural, seu IDH é menor e, consequentemente, com condições piores, com muitas famílias em vulnerabilidade e sem seus direitos garantidos, seu IDH é 0.6 (2016).

A região também é um polo de aplicação de agrotóxicos. Por isso, o Projeto Comunidades Vivas e o projeto PRAE visam fazer um contraponto em relação à esse modelo de produção. 

Já realizamos

O Instituto Brotar em parceria com outras organizações já realizou projetos, participou de feiras e eventos locais, nacionais e internacionais.

Projeto Feiras: Realizações de feiras agropecuárias para proporcionar espaços de comercialização da agricultura e pecuária;

Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER: Acompanhamento produtivo, social e ambiental a Assentamentos Federais de Reforma Agrária e Associações Comunitárias Rurais;

 Acompanhamento a implantação do Programa Nacional de Habitação Rural: Construção de 81 casas para pequenos agricultores e agricultoras familiares.

Atualização Constante

Em 2021 fomos uma das ONGs selecionadas para o projeto Futuro Bem Maior 2022, promovido pelo Movimento Bem Maior. O programa estimula o protagonismo de organizações em comunidades vulneráveis e o desenvolvimento socioeconômico destes territórios. Também encoraja a construção de novas relações com parceiros investidores. Além do apoio financeiro, recebemos capacitações, mentorias, acompanhamento de gestão, rodas de conversa e a oferta de parcerias estratégicas junto a outras empresas e organizações.

Atuamos na Região do Ceará

Atuamos no Vale do Jaguaribe (15 municípios: Tabuleiro do Norte – local da nossa sede – , Alto Santo, Ererê, Iracema, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe), no Semiárido Cearense.

CONHEÇA NOSSOS APOIADORES

CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS

Projetos Atuais

WhatsApp Image 2022-11-23 at 10.44.50

PRAE

Conheça

Se identificou com a nossa causa?

Faça parte dos apoiadores e contribua com a nossa causa.

© 2022 todos os direitos reservados